Estratégia de Marketing Digital

Não há dúvida de que, no atual cenário, grande parte da estratégia de marketing é digital. Consumidores e empresas quase sempre estão online – e você deseja alcançá-los e para isso deve observar o comportamento deles e onde eles passam mais tempo.

Mas quando você está expandindo ou iniciando um negócio, parece que esse cenário em constante evolução pode rapidamente se tornar desafiador. E então você deve estar se perguntando, como criar, ajustar e manter uma estratégia de marketing digital ágil?

O termo “estratégia” pode parecer assustador, mas a construção de uma estratégia de marketing digital eficaz não precisa ser difícil.

Em termos simples, uma estratégia é apenas um plano de ação para atingir um objetivo desejado ou vários objetivos. Por exemplo, seu objetivo principal pode ser gerar 30% a mais de leads por meio de suas redes sociais ou site este ano comparados com o que você conseguiu no ano passado.

Dependendo da escala do seu negócio, sua estratégia de marketing digital pode envolver várias estratégias digitais – cada uma com objetivos diferentes – e várias partes móveis. Mas voltar a essa maneira simples de pensar sobre estratégia pode ajudá-lo a manter o foco no cumprimento desses objetivos.

Apesar da nossa simplificação do termo “estratégia”, não há dúvida de que pode ser difícil começar a construir uma. Por isso vou deixar aqui um e-book com 152 estratégias de marketing digital para você baixar gratuitamente.

Agora vamos para a definição de Campanha em sua estratégia de marketing

O que é uma campanha de marketing digital?

É fácil confundir sua estratégia digital com suas campanhas de marketing digital, mas aqui vamos explicar como distinguir as duas.

estratégia de marketing digital

Por exemplo, você pode optar por exibir uma campanha que compartilhe parte do seu conteúdo de melhor desempenho no Youtube, Facebook, LinkedIn, Instagram ou qualquer outra mídia, para gerar mais leads por esse canal. Essa campanha faz parte da sua estratégia para gerar mais leads.

Mas antes é preciso que você crie suas personas de comprador.

Estratégia de marketing definindo a Persona Ideal.

Para qualquer estratégia de marketing – offline ou online – você precisa saber para quem você está comercializando. As melhores estratégias de marketing digital são criadas com base em personas detalhadas do comprador, e é primordial que seu primeiro passo seja criá-las.

estratégia de marketing digital persona

A Persona do comprador representa seu cliente ideal e pode ser criada através de pesquisas, pesquisando e entrevistando o público-alvo da sua empresa.

É importante observar que essas informações devem basear-se em dados reais sempre que possível, pois fazer suposições sobre seu público pode fazer com que sua estratégia de marketing tome a direção errada.

Para obter uma imagem assertiva da sua persona, seu pool de pesquisa deve incluir uma mistura de clientes, possíveis clientes e pessoas fora do banco de dados de contatos que se alinham ao seu público-alvo.

Mas que tipo de informação você deve coletar para sua persona compradora para formar sua estratégia de marketing digital?

Isso depende dos seus negócios e provavelmente varia dependendo de você ser B2B ou B2C ou se seu produto é de alto ou baixo custo. Aqui estão alguns pontos de partida, mas você deve ajustá-los, dependendo do seu negócio.

Informações quantitativas (ou demográficas)

Localização – Você pode usar ferramentas de análise da web, como o Google Analytics, para identificar com facilidade a localização do tráfego do site.

Renda – É melhor coletar informações confidenciais, como renda pessoal, em entrevistas de pesquisa pessoal, pois as pessoas podem não estar dispostas a compartilhá-las por meio de formulários on-line.

Título do trabalho – Isso é algo que você pode ter uma ideia aproximada da sua base de clientes existente e é mais relevante para empresas B2B.

Informações qualitativas (ou psicográficas)

Metas – Dependendo da necessidade de criação do seu produto ou serviço, você já deve ter uma boa ideia de quais objetivos sua persona procura alcançar.

Desafios – Novamente, fale com clientes, representantes de vendas e atendimento ao cliente para ter uma ideia dos problemas comuns que seu público-alvo enfrenta.

Hobbies e interesses – Fale com clientes e pessoas alinhadas com seu público-alvo. Se você é um afiliado ou produtor de encapsulados, por exemplo, é útil saber se um grande segmento de seu público-alvo também está interessado ​​em fitness e bem-estar, pois isso pode ajudar a informar sua futura criação de conteúdo e parcerias.

Prioridades – Converse com clientes e pessoas alinhadas com seu público-alvo para descobrir o que é mais importante para eles em relação aos seus Produtos. Por exemplo, se você é um afiliado de cursos, saber que seu público valoriza o suporte ao cliente por um preço competitivo é uma informação muito valiosa.

Pegue essas informações e crie uma ou mais personas ideias, e verifique se elas estão no centro de sua estratégia de marketing digital.

Agora que entendemos a diferença de campanha e estratégia de marketing, vou deixar abaixo alguns exemplos de estratégias a serem aplicadas para melhorar seu marketing digital

Estratégia de Marketing Digital com Criação de conteúdo para todos os estágios do funil

Se o seu conteúdo estiver classificado bem em SEO, mas enfrentar uma alta taxa de rejeição ou baixa duração média da sessão, isso pode muito bem ser um caso de incompatibilidade de expectativas. O pesquisador chega ao seu site com uma intenção e seu conteúdo não atende às expectativas dele. Os profissionais de marketing gastam bastante tempo criando conteúdo TOFU (top of the funil), mas não abordam o conteúdo do meio e do final do funil.

estratégia de marketing digital funil

Diversifique seu mix de conteúdo em termos de formatos e tópicos. Mergulhe em infográficos, vídeos, podcasts e texto para melhorar a versatilidade de suas iniciativas de marketing de conteúdo. Da mesma forma, direcione consultas que não sejam restritas apenas ao TOFU. Crie um conteúdo mais detalhado que o ajudará a converter visitantes em clientes em potencial.

Estratégias de mídia social

Faz mais de duas décadas desde que a mídia social foi introduzida e mudou a maneira como nos conectamos com as pessoas. Embora recursos mais recentes, tenham rejuvenescido a experiência nas mídias sociais, aqui estão três estratégias de mídia social que você deve considerar este ano:

estratégia de marketing digital com social media

1- Criar comunidades

 A natureza de união das comunidades / grupos fornece um senso de exclusividade a seus membros e permite que as marcas se envolvam em um nível individual.

2- Marketing de influência múltipla

Os micro-influenciadores são especialistas bem conhecidos em seu nicho e são considerados confiáveis. Além disso, como suas ofertas e o influenciador são do mesmo nicho, não há incompatibilidade entre o público e as mensagens. Os micro-influenciadores também provam ser relativamente menos caros em comparação às celebridades tradicionais.

3- Explore outras plataformas de mídia social

As principais plataformas de mídia social como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn ficaram saturadas. As organizações precisam diversificar seu mix de mídia social avaliando outras plataformas e como elas podem se beneficiar delas. Por exemplo, embora o TikTok possa não ser a plataforma ideal para seu produto, ele pode se envolver com influenciadores para executar uma campanha específica do TikTok.

Identifique outras plataformas relevantes em seu nicho das quais você pode se beneficiar.

Estratégia de Marketing Digital utilizando Experiência com áudio programático

A ascensão de podcasts e aplicativos de streaming de áudio deu aos profissionais de marketing mais uma via para se conectar com seu público. O áudio programático permite que você coloque anúncios automaticamente no conteúdo de áudio, como podcasts ou outros programas de streaming de áudio digital.

Estratégia de Marketing Digital e IA de conversação

Assistentes digitais e chatbots não são mais novos, mas muitos ainda estão perdendo a oportunidade de aproveitá-las para melhorar seus resultados de marketing. Os chatbots e os assistentes digitais são capazes de fornecer conteúdo, ajudar os usuários nas suas compras, fornecer suporte ao cliente e reservar bilhetes ou fazer reservas, e assim por diante.

Espero ter ajudado e gostaria de te pedir que deixe aqui um comentário dizendo o que achou deste artigo e qual seria o assunto que gostaria que compartilhássemos aqui com você

Um abraço e não esqueça de baixar as 152 estratégias de marketing digital. Click aqui Para baixar.

Artigo recomendado => Como Começar no Marketing Digital

Até mais.

Sobre o Autor

Wanderson Rodrigues
Wanderson Rodrigues

Empreendedor apaixonado por Marketing Digital - Em 2019 acabei conhecendo esse universo e me apaixonei logo de início. Hoje ajudo pessoas a Viver da Internet.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.